EMDR- Eye Movement Desensitization and Reprocessing, significa Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares, é uma abordagem de psicoterapia desenvolvida no final dos anos 80 por Francine Shapiro, nos EUA.
O EMDR é fundamentado nas novas descobertas da neurociência e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das duas psicoterapias eficazes no tratamento de estresse pós traumático.
Além de ser uma terapia com resultados concretos e científicos, a Terapia EMDR é também conhecida pela sua forma focada de trabalhar com alvos claros e mensuráveis.
Embora a sigla esteja relacionada a movimentos oculares, hoje sabemos que essa é apenas uma das formas possíveis de estimulação usada para ativar o sistema de processamento de informações do indivíduo e alcançar resultados no tratamento.
A terapia EMDR permite o reprocessamento de lembranças negativas, que por algum motivo não foram processadas de forma normal e saudável e que atualmente dão origem a pesadelos, sobressaltos, pensamentos intrusivos e obsessivos, ataques de pânico e, em casos mais graves, o Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) e suas consequências.
Aqueles que passam pela experiência podem acompanhar os diferentes momentos dos seis “R’s”: Revisão, Ruptura, Reprocessamento, Reparação, Reconciliação e Resolução, tudo isso desenvolvido em oito fases que compõem o processo psicoterapêutico.
Fonte: Ruptura e Reparação: O Desenvolvimento de Um Processo Terapêutico em Terapia EMDR, Esly Carvalho Ph.D.
Comments