top of page
  • Foto do escritorLuciana Vanini

Terapia EMDR - Tire suas dúvidas


O que significa Terapia EMDR?

A sigla EMDR significa Eye Movement Desensitization and Reprocessing, em português quer dizer Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares.

Trata-se de uma Terapia reconhecida e recomendada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, que possibilita a estimulação dos dois hemisférios cerebrais, onde estão armazenadas as lembranças difíceis ou dolorosas do passado como medos, fobias, ansiedades entre outros.

Associação Psiquiátrica Americana (American Psychiatric Association) e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (US Department of Defense) reconhecem o EMDR como uma técnica eficiente no tratamento de trauma.


Como funciona a Terapia EMDR?

A terapia é composta por oito fases e muitos procedimentos e métodos.

A dessensibilização e o reprocessamento das lembranças é feita por meio da estimulação do cérebro, usando estímulos bilaterais visuais, táteis ou auditivos, para neutralizar as memórias traumáticas armazenadas, evitando que elas interfiram na vida atual.


Quais são os benefícios da Terapia EMDR?

- Promove e melhora a saúde mental em geral

- Indicado para qualquer idade

- Melhora a forma de pensar e sentir

- Promove, aumenta o sucesso em várias áreas da vida

- Liberta dos padrões comportamentais antigos e disfuncionais


Que profissional pode aplicar a Terapia EMDR?

Psicólogos e Psiquiatras são aptos a aplicar a Terapia EMDR após a capacitação teórica e prática sobre como manejar todas as fases que estruturam o tratamento. Esta formação é feita através de cursos credenciados.


A Terapia EMDR é feita da mesma maneira para todos os casos?

Quando falamos em Terapia EMDR a base utilizada é a mesma, mas existem forma diferentes de aplicação para otimização dos resultados.

Na primeira sessão, o psicoterapeuta avaliará os temas a serem trabalhados e para cada um deles, de acordo com a necessidade, escolherá a forma que trará melhores resultados para cada caso.


Existe diferença entre a Terapia EMDR e outras abordagens?

Diferente de outras abordagens, que dependem da fala do cliente e que este relate detalhadamente sobre temas difíceis e sensíveis que o incomodam. Na terapia EMDR não é necessário se aprofundar na experiência dolorosa para atingir objetivo esperado.

Curiosamente, o fato dos resultados dependerem menos do relato do cliente, faz com que as pessoas com perfil mais objetivo ou que não gostam de se expor, sintam-se mais à vontade com esse tipo de terapia.

No início do processo identificamos os alvos a serem trabalhados e traçamos um Plano de Tratamento com objetivos claros, isso faz com que na maioria das vezes os resultados sejam alcançados de maneira mais rápida do que em outras abordagens.

Diferente de outras abordagens, também é possível fazermos um tratamento intensivo com a terapia EMDR, para aqueles que almejam resultado em menor tempo.


É possível fazer Terapia EMDR de forma online?

Atualmente temos recursos para fazer a terapia EMDR de forma online, sem perda alguma durante o processo.


Que estrutura preciso ter para fazer a Terapia EMDR online?

Escolha um ambiente reservado, para que você consiga falar sobre suas questões sem ter a impressão que alguém esteja te ouvindo ou seja interrompido.

Algumas pessoas escolhem um cômodo da casa, outros o trabalho, o carro, enfim você saberá o melhor local dentro de suas possibilidades.

Você precisará de um computador, tablet ou celular com acesso à internet com sinal estável. O equipamento escolhido deve estar posicionado de forma que seus braços fiquem livres, além disso, sugiro o uso de fones de ouvido.

Para que se sinta mais confortável, sugiro que tenha por perto água e lenços de papel.


Para quais casos o EMDR é indicado?

O EMDR é indicado para pessoas que tenham sofrido algum tipo de trauma, porém ele contribui para maioria dos casos, podendo atingir ótimos resultados em transtornos depressivos e de humor, transtornos de ansiedade, pânico, fobias (medo de altura, avião, barata, etc), transtornos obsessivos, transtornos relacionados a trauma e estresse, transtorno de estresse pós traumático – TEPT, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, entre outros problemas de origem traumática.

É a abordagem ideal para aqueles que pretendem deixar as lembranças ruins no passado e poder viver o presente de uma maneira diferente.

Muitas pessoas procuram por esse tipo de terapia por não terem tempo para resolver seus problemas, pois com o EMDR existe a possibilidade de faz tratamento de forma intensiva.


Todas as pessoas podem fazer EMDR?

Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem fazer terapia EMDR. No primeiro atendimento é feita uma avaliação e identificando problemas neurológicos ou psicológicos graves, não será recomendado o uso para esses casos.


Quais os riscos da Terapia EMDR?

Embora seja uma terapia segura e relativamente simples de ser aplicada, aos olhos de alguém que não conhece o método, a Terapia EMDR requer do terapeuta habilidade e manejo clínico. Para realização da avaliação e posteriormente durante toda condução do processo, o terapeuta deve estar atento para identificar se o método está sendo eficaz e não colocar em risco a saúde emocional do paciente.


Por que eu nunca ouvi falar em EMDR?

Embora tenhamos mais de cem mil terapeutas capacitados mundialmente, comparada a outras abordagens, a Terapia EMDR é algo recente, foi descoberta em 1987 pela Dra. Francine Shapiro, nos Estados Unidos.

Temos no Brasil por volta de 2.000 terapeutas formados e eu sou uma delas.


201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page