Psicoterapia EMDR - Tire suas dúvidas
- Luciana Vanini

- 15 de jun. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de ago.
O que significa Psicoterapia EMDR?
A sigla EMDR significa Eye Movement Desensitization and Reprocessing, em português quer dizer Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares.
Trata-se de uma Psicoterapia reconhecida e recomendada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, que possibilita a estimulação dos dois hemisférios cerebrais, onde estão armazenadas as lembranças difíceis ou dolorosas do passado como medos, fobias, ansiedades entre outros.
Associação Psiquiátrica Americana (American Psychiatric Association) e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (US Department of Defense) reconhecem o EMDR como uma abordagem eficiente no tratamento de trauma.
Como funciona a Psicoterapia EMDR?
A psicoterapia é composta por oito fases e muitos procedimentos e métodos.
A dessensibilização e o reprocessamento das lembranças é feita por meio da estimulação do cérebro, usando estímulos bilaterais visuais, táteis ou auditivos, para neutralizar as memórias traumáticas armazenadas, evitando que elas interfiram na vida atual.
Quais são os benefícios da Psicoterapia EMDR?
- Promove e melhora a saúde mental em geral
- Indicado para qualquer idade
- Melhora a forma de pensar e sentir
- Promove, aumenta o sucesso em várias áreas da vida
- Liberta dos padrões comportamentais antigos e disfuncionais
Qual profissional pode aplicar a Psicoterapia EMDR?
Psicólogos e Psiquiatras são aptos a aplicar a Terapia EMDR após a capacitação teórica e prática sobre como manejar todas as fases que estruturam o tratamento. Esta formação é feita através de cursos credenciados.
A Psicoterapia EMDR é feita da mesma maneira para todos os casos?
Quando falamos em Psicoterapia EMDR a base utilizada é a mesma, mas existem forma diferentes de aplicação para otimização dos resultados.
Na primeira sessão, o psicoterapeuta (psicólogo ou psiquiatra) avaliará os temas a serem trabalhados e para cada um deles, de acordo com a necessidade, escolherá a forma que trará melhores resultados para cada caso.
Existe diferença entre a Psicoterapia EMDR e outras abordagens?
Diferente de outras abordagens, que dependem da fala do cliente e que este relate detalhadamente sobre temas difíceis e sensíveis que o incomodam. Na Psicoterapia EMDR não é necessário se aprofundar na experiência dolorosa para atingir objetivo esperado.
Curiosamente, o fato dos resultados dependerem menos do relato do cliente, faz com que as pessoas com perfil mais objetivo ou que não gostam de se expor, sintam-se mais à vontade com esse tipo de terapia.
No início do processo identificamos os alvos a serem trabalhados e traçamos um Plano de Tratamento com objetivos claros, isso faz com que na maioria das vezes os resultados sejam alcançados de maneira mais rápida do que em outras abordagens.
Diferente de outras abordagens, também é possível fazermos um tratamento intensivo com a Psicoterapia EMDR, para aqueles que almejam resultado em menor tempo.
É possível fazer Psicoterapia EMDR de forma online?
Atualmente temos recursos para fazer a terapia EMDR de forma online, sem perda alguma durante o processo.
Que estrutura física preciso ter para fazer a Psicoterapia EMDR online?
Escolha um ambiente reservado, para que você consiga falar sobre suas questões sem ter a impressão que alguém esteja te ouvindo ou seja interrompido.
Algumas pessoas escolhem um cômodo da casa, outros o trabalho, o carro, enfim você saberá o melhor local dentro de suas possibilidades.
Você precisará de um computador, tablet ou celular com acesso à internet com sinal estável. O equipamento escolhido deve estar posicionado de forma que seus braços fiquem livres, além disso, sugiro o uso de fones de ouvido.
Para que se sinta mais confortável, sugiro que tenha por perto água e lenços de papel.
Para quais casos o EMDR é indicado?
O EMDR é indicado para pessoas que tenham sofrido algum tipo de trauma, porém ele contribui para maioria dos casos, podendo atingir ótimos resultados em transtornos depressivos e de humor, transtornos de ansiedade, pânico, fobias (medo de altura, avião, barata, etc), transtornos obsessivos, transtornos relacionados a trauma e estresse, transtorno de estresse pós traumático – TEPT, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, entre outros problemas de origem traumática.
É a abordagem ideal para aqueles que pretendem deixar as lembranças ruins no passado e poder viver o presente de uma maneira diferente.
Muitas pessoas procuram por esse tipo de terapia por não terem tempo para resolver seus problemas, pois com o EMDR existe a possibilidade de faz tratamento de forma intensiva.
Todas as pessoas podem fazer EMDR?
Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem fazer Psicoterapia EMDR. No primeiro atendimento é feita uma avaliação e identificando problemas neurológicos ou psicológicos graves, não será recomendado o uso para esses casos.
Quais os riscos da Psicoterapia EMDR?
Embora seja uma psicoterapia segura e relativamente simples de ser aplicada, aos olhos de alguém que não conhece o método, a Psicoterapia EMDR requer do terapeuta habilidade e manejo clínico. Para realização da avaliação e posteriormente durante toda condução do processo, o terapeuta deve estar atento para identificar se o método está sendo eficaz e não colocar em risco a saúde emocional do paciente.
Por que eu nunca ouvi falar em EMDR?
Embora tenhamos mais de cem mil psicoterapeutas capacitados mundialmente, comparada a outras abordagens, a Psicoterapia EMDR é algo recente, foi descoberta em 1987 pela Dra. Francine Shapiro, nos Estados Unidos.
Temos no Brasil por volta de 2.000 psicoterapeutas formados e eu sou uma delas. Dados de 2020.




Comentários